O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política PPGCP-UFPR é se tornar um centro de referência em pesquisa aplicada na área. Para tanto, o curso está estruturado internamente e no âmbito da Universidade Federal do Paraná para permitir ao corpo docente e discente condições para pesquisa continuada, preferencialmente a partir de objetos empíricos de análise. Para tanto, algumas etapas desse processo já foram cumpridas e outras ainda devem ser concretizadas.

Além do avanço quantitativo na demanda pelo Programa, deve-se ressaltar que, em termos qualitativos, as seleções têm sido feitas com candidatos oriundos de diferentes instituições e regiões do País e com distintas graduações. Além da graduação em Ciências Sociais, que representa cerca de 50% de nosso corpo discente, recebemos alunos das áreas de Relações Internacionais, Direito, Comunicação Social e História.

A tendência que vem se consolidando é de um programa com inserção da comunidade, pois recepciona alunos de diferentes áreas para estudos aplicados em Ciência Política e Relações Internacionais e, ao mesmo tempo, com impacto na área acadêmica, pois há uma consolidação de pesquisas continuadas e produção coletiva envolvendo vários docentes e discentes nos trabalhos científicos.

Entre as experiências de formação no programa pode ser definida como a integração verticalizada de alunos de graduação e pós-graduação em grupos e projetos de pesquisa, oferecendo condições para um fluxo de mão dupla de conhecimento entre os alunos. O programa se destaca, assim, pela sólida formação metodológica quantitativa e qualitativa oferecida aos alunos. No campo quantitativo são oferecidas disciplinas sobre as técnicas mais recentes de coleta e análise de dados em Ciência Política.