Em 2014 os docentes do PPGCP-UFPR participaram de dezenas de atividades externas à instituição, inclusive alguns deles aconteceram em espaços da sociedade civil não relacionados diretamente à universidade. O objetivo foi oferecer condições para difusão do conhecimento. Entre eles, destaca-se: Colóquio “A reforma política no tapetão?”, com participação de professores do próprio programa, do departamento de direito da UFPR e da Uninter e a organização do evento “O nome da Coisa: golpe de Estado e ditadura militar”. Ambos em março de 2014. Em abril foi realizada a aula inaugural de 2014, proferida pelo professor Dawisson Belém Lopes, com o tema “Política Externa e Democracia no Brasil” e o seminário “Imagina na Copa:Futebol, Cultura e Política”. Em agosto, dentro do projeto “aulas especiais”, financiado pela Fundação Araucária de Fomento à Pesquisa, foi realizado pelo PPGCP a aula especial “Constitucionalismo e Democracia”. Em setembro, no mesmo projeto, aconteceu a aula especial “Desenvolvimento, o fenômeno histórico e sua atualidade”, ministrada pelo professor Pedro Cesar Dutra Fonseca, da UFRGS. No mesmo mês houve o workshop “Collective Mindset Analysis” e o curso de extensão “Força, Lei, Dominação: faces da teoria política”. Em de novembro o professor Sérgio Soares Braga proferiu a conferência “Bolivarianismo à vista? democracia representativa, participação política e o papel das tecnologias digitais”. Tal atividade também serviu como relatório das atividades do estágio pós-doutoral realizado pelo professor entre outubro de 2013 e setembro de 2014, em Leeds. Em 2014, houve, ainda, a realização do I Workshop de Pesquisa em Relações Internacionais, aberto ao público e destinado à apresentação de artigos baseados nos projetos de iniciação científica, de dissertação de mestrado e das teses de doutorado em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais vinculado ao PPGCP.

 

Em 2015, uma segunda edição do Workshop de Pesquisa em Relações Internacionais foi realizada com a participação de pesquisadores vinculados ao NEPRI e a outras instituições de ensino, como a UnB e a USP. Os artigos dos dois Workshops foram reunidos e serão publicados em dois e-books como capítulos de livro. Para garantir a máxima inserção social, todos os eventos do programa são abertos ao público externo.

 

O PPGCP desenvolve, também, projeto em convênio com a FIEP/Federação das Indústrias do Paraná, visando a implantação do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Eleitos. O Sistema de Monitoramento & Avaliação dos Eleitos (SMAE) pelo Estado do Paraná é um processo continuo de acompanhamento e apreciação do comportamento dos representantes executivos e legislativos nos níveis federal e estadual feito em parceria pela Rede de Participação Política do Empresariado e por pesquisadores de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná.