Laboratórios

Em relação à infraestrutura para funcionamento do PPGCP-UFPR, nos últimos anos temos conseguido avançar na consolidação do laboratório de informática para a pós-graduação, que conta com computadores e softwares necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa

 

Recursos de Informática

Têm sido desenvolvidas duas atividades principais no laboratório de informática: a disciplina optativa de Análise de Dados Categóricos na Ciência Política e o curso de Pesquisa Online e Normatização de Trabalhos Científicos com o uso do Medley.

Para além do PPGCP, mas no campo dos recursos de informática, a UFPR desenvolveu um sistema de gestão acadêmica para todos os programas de pós-graduação da instituição. O “Sistema de Gestão de Pós-graduação da UFPR (SIGA) é uma plataforma desenvolvida na instituição, com recursos próprios, com acesso pela Internet e integrada com a Plataforma Lattes. Possui a mesma estrutura da Plataforma Sucupira da CAPES sendo totalmente aderente a esta, podendo exportar e/ou importar dados com esta. Além de todas as funções já conhecidas da Sucupira, o SIGA possui a capacidade de realizar toda a progressão acadêmica dos discentes, desde o processo seletivo até a titulação, com o controle de todas as fases do curso e com a emissão eletrônica autenticada de todos os documentos relativos, tais como: declarações, certidões, certificados, histórico escolar, atas, termos, bolsas, produção intelectual, atividades de pesquisa, dentre outros.

Possui três portais: da coordenação/secretaria do programa de pós-graduação (PPG), do Professor e do Aluno. A secretaria organiza os dados acadêmicos, cadastros, registros, oferta de disciplinas e controla a progressão do curso e as atividades de pesquisa. Os alunos fazem matricula em disciplinas de forma eletrônica, e tem acesso aos seus dados de pesquisa e produção. Os professores gerenciam suas atividades de docência, lançam avaliações das disciplinas, gerenciam seus projetos de pesquisa, orientandos, produção intelectual (integrado com a plataforma Lattes).

O SIGA controla a progressão acadêmica de cada aluno, de acordo com sua linha de pesquisa e projeto de pesquisa, vinculando-o à sua respectiva grade curricular do curso. Para a titulação o aluno deverá ter cumprido com todas as regras e critérios definidos de acordo com cada PPG (através da legislação pertinente e das decisões do Colegiado), gerando um processo eletrônico, completamente rastreável e auditável, para a confirmação da titulação e emissão do respectivo diploma. Para os professores oferece ferramentas gerenciais para apoio às atividades de docência, pesquisa e orientação, gerando e contabilizando os dados relativos à sua progressão funcional.”

 

Biblioteca

O programa de pós-graduação em ciência política desenvolve suas atividades no mesmo prédio da biblioteca do setor de Ciências Humanas da UFPR. Na biblioteca os alunos têm acesso ao acervo físico e à rede de computadores que interliga bibliotecas e permite acesso a centenas de títulos de revistas científicas nacionais e internacionais da área.
Em 2013 o programa recebeu recursos de um edital da Fundação Araucária para aquisição de obras para biblioteca. Estes recursos foram disponibilizados e o processo de compra iniciado em 2015.

 

Outras Informações

Além do laboratório de informática, o curso manteve a mesma infraestrutura dos anos anteriores, com uma sala para secretaria, uma sala de aula e uma sala de defesas. Vale ressaltar que a biblioteca do setor de de Ciências Humanas da UFPR está localizada no mesmo prédio onde funciona o PPGCP, o que facilita o acesso ao acervo físico, a espaços apropriados para leitura, estudos e acesso a periódicos eletrônicos.